20 de setembro de 2012

Como preparar Alcachofras



Preparo da alcachofra.
Das várias pessoas que conheço, poucas já tiveram a experiência de saborear a alcachofra. Essa flor deliciosa, presente da natureza, tem um sabor único e se difere pela forma peculiar de se comer. Como muitos não sabem o quão simples é o seu preparo, decidi escrever sobre o preparo da alcachofra para compartilhar um pouco dessa experiência gastronômica!
Alcachofras. Fonte:  http://alcachofra.org

Flor da alcachofra. Fonte: turismoindependente.files.wordpress.com 
Antes do preparo em si, a escolha da alcachofra na hora de compra-la é fundamental para se ter essa iguaria em boas condições de preparo. Ela, antes de mais nada, tem que ter o aspecto de planta fresca, com as folhas vivas e caule ainda verde. As folhas não podem estar muito abertas, tem que estar fechadinhas para se ter o ponto exato para se comer. Isso poderá ser confirmado depois de retiradas todas as folhas e se ver que os "espinhos" que ela internamente não estão muito duros. Estes "espinhos" na verdade são as próprias folhas que não se desenvolveram, mas, por serem duras e finas são como espinhos, ou melhor, agulhas. A haste da alcachofra, quando levemente sacudida, deve estar flexível, o que garante estar madura suficiente. Além do mais, deve-se verificar a firmeza das fibras na parte inferior da flor, entre o caule e o bulbo, apertando levemente com  unha e verificando que marcou facilmente, como se faz ao se escolher uma beterraba.  O tamanho das alcachofras variam e devem ser escolhidos de acordo com o prato. No caso de se comer  individualmente uma alcachofra, prefira as maiores e com folhas mais carnudas, no caso de saladas, sopas ou outros pratos, escolha as pequenas.

As partes desta flor que são comestíveis são: a base das folhas que se retira raspando a folha entre os dentes,  o  "coração" ou o fundo e o talo que, depois de limpo e retirada as fibras ( que são bastante amargas), pode ser usado para preparo de sopas e saladas.  A parte mais cobiçada da alcachofra no mundo gastronômico é o seu "coração", parte mais carnuda e bastante saborosa. Muitos chefes costumam cortar as folhas, limpá-las internamente e rechear ou utilizar o coração no preparo de pratos.

"Espinhos" internos da alcachofra

Coração da Alcachofra.
Para a apreciação da simples alcachofra:

Tenha em mãos uma panela de pressão. Encha com água suficiente para cobrir as alcachofras e tempere como queira. Eu, particularmente, gosto de colocar pimenta-do-reino, ou moída ou em grãos, folha de louro e alho. A alcachofra "boia" em água, por isso, na foto abaixo não parece que tem água suficiente para cobri-la, mas tem.



Em seguida coloque a alcachofra e deixe ferver em pressão por entre 7 a 10 min, dependendo da firmeza das fibras.

Enquanto isso, prepare variados molhos dos quais mais goste. Tenho preferencia pelo molho simples de limão, azeite, sal e pimenta, mas qualquer um pode ser feito como o molho rose (maionese e ketchup), maionese simples ou caseira, feita com adição de mostarda e gengibre, molho de iogurte, enfim, o de sua preferência.

No fim dos 7 a 10 min, retire cuidadosamente a pressão da panela e em pronto! Deixe esfriar por uns minutos e sirva!

17 de setembro de 2012

Legumes cozidos


Assistindo ao programa do Jamie Oliver outro dia, refiz uma receita que ele passou que é muito curiosa por ser rápida e deliciosa, além de bastante saudável! Gostei muito da receita porque fica bastante saborosa com legumes simples. Abaixo registro a receita. Claro que fiz algumas mudanças, como sempre, para adaptar com os ingredientes que eu tinha em casa.

Essa receita é ótima para servir com uma carne. Já havia feito anteriormente com um medalhão de filé mignon e dessa vez foi com um frango assado! Hummm...



Ingredientes:
  • Batatas pirulito inteiras;
  • Cenouras picadas em pedaços grandes;
  • Cebola picada em pedaços grandes;
  • Vagem, que neste dia substituí por ervilhas tortas pois era o que tinha, mas ficou muito bom;
  • Ervas (hortelã e salsinha frescas e ervas secas);
  • Repolho partidos em pedaços grandes;
  • 1/2 limão siciliano;
  • 1 colher de sopa de Manteiga;
  • Azeite;
  • Pimenta-do-reino;
  • Um cubo de caldo de legumes.

Modo de fazer:

Em uma caçarola coloque azeite e frite levemente as cebolas e reserve.
 

Lave bem as batatas e coloque-as na panela com um pouco de água e acrescente em seguida o caldo de legumes.

Deixe as batatas tampadas cozinhando por cinco minutos e acrescente em seguida as cenouras.

Deixe tampado por mais cinco minutos e adicione as ervas. Como tenho aipo (salsão) plantando em casa, coloquei uma folha também para incrementar o sabor.

Deixe tampado por mais cinco minutos. Confira se as batatas já estão próximas do cozimento e, em seguida, adicione o repolho.

Deixe tampado por mais cinco minutos e em seguida acrescente as ervilhas. Se forem ervilhas tortas, como eu fiz, é melhor que deixe-as por menos tempo para não passarem do ponto. Neste caso, e em todas as fazes da receita, sempre confira os legumes para garantir que cozinharam levemente, sem deixar que fiquem mole.

Por fim, quando a ervilha estiver no ponto, escorra tudo em uma peneira grande para sair todo o caldo. Coloque os legumes na travessa  que será servido junto com a cebola e rapidamente adicione uma colher de manteiga, pimenta do reino e sal se for necessário. Em seguida esprema o limão siciliano e o azeite e misture bem. Gosto de completar com umas ervinhas, por isso completei com ervas de Provance.
Por fim, é só servir com uma carne que queira. Simples, rápido, fácil e muito saudável!


Legumes cozidos.

11 de setembro de 2012

Frango agridoce

Hoje fiz um teste da receita camarão agridoce tirada do site panelaterapia.com, mas na versão de frango e aproveito o momento pra dizer que ficou maravilhoso!!! Vou descrever aqui a receita para registrar a tentativa, mas deixo os créditos da receita à Tatiana, responsável pelo site.

Frango agridoce

Bom... fiz algumas alterações a meu gosto e descrevo aqui:

Ingredientes:

- 700g de frango picado;
- Pimenta-do-reino;
- Tomilho;
- Azeite;
- Sal.


Para o molho:

- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
- 1 colher de sopa de ketchup;
- 2 colheres de sopa de molho de soja;
- 1 colher de sopa de açucar;
- Gotas de molho inglês;
- Gotas de molho de pimenta.

Preparo:

Pique o frango em pedaços grandes e tempere com pimenta-do-reino, sal e tomilho fresco. Leve em uma frigideira anti-aderente e apenas vire os pedaços uma vez de cada lado para manter a carne macia.

Transfira o frango para uma tigela e, na mesma frigideira, adicione os ingredientes do molho e misture bem no fogo baixo até que fique homogêneo.


Acrescente o frango e misture.

Bom apetite e desfrute!




2 de setembro de 2012

Massa à Carbonara

Olá pessoal! Voltei depois de algumas semanas de muitas atividades e correria. Mas, para compensar os dias sem postagens, vou escrever sobre uma delícia gastronômica que sempre faço quando estou sem muita opção na geladeira, e/ou quando estou com muita fome e o tempo que tenho ou quero utilizar para cozinhar é curto: massa à carbonara.

Massa à carbonara
 Algumas vezes quando se vai em restaurante e se pede um prato destes vem seco, ou sem graça, ou com o ovo extremamente cozido que vira uma farofa seca na boca. Então, fiquem atentos aos detalhes para que a massa fique bem  suculenta.

Ingredientes:
  • Massa: prefiro farfalle ou spaghetti nº 5 (100g por pessoa);
  • Bacon;
  • Ovos;
  • Presunto de parma ou copa ou um bom salame;
  • Salsinha.
  • Queijo parmesão (Faixa Azul ou outro de boa qualidade)

Modo de preparo:

Coloque a água da massa para ferver. Não é necessário adicionar sal à massa uma vez que os ingredientes do molho são bastante salgados. Enquanto isso, pique o bacon em pequenas fatias e o presunto de parma e também a salsinha bem pequenina e rale o queijo.

Enquanto a massa cozinha, frite o bacon e em seguida adicione o presunto de parma para dourar. Utilize por volta de 2 a 3 ovos e misture-os bem antes de adicionar à massa. A quantidade de ovos deverá ser determinada de acordo com a quantidade de massa que se deseja fazer, de modo tal que se faça presente visualmente. Como ideia, utilizo 3 ovos em 300g de massa, mais ou menos. Assim que a massa estiver pronta, escorra bem a água e adicione manteiga. Acrescente a massa pronta ao bacon. Adicione os ovos e apague imediatamente o fogo, de modo que o ovo se aqueça e cozinhe apenas com o calor da massa. Não deixe que cozinhe demais para que o prato não fique seco.

Adicione finalmente o queijo parmesão, pimenta do reino a gosto a salsinha e delicie-se!