10 de agosto de 2012

Rápido, gostoso e saudável!

Para aproveitar a época dos morangos, preparei algo delicioso, além de saudável. Iogurte batido com morangos, baunília e aveia.

Simples assim: junte tudo e bata no liquidificador! Mas a combinação! Supimpa!

Para quem tem kefir, é uma ótima opção.

Dica: aproveite essa época que os morangos estão super baratos compre um monte, lave e congele. Assim, poderá preparar o iogurte sempre!


Risoto de bacalhau


Risoto de bacalhau.
A pedidos e aproveitando a entrada do final de semana, vou descrever sobre risoto de bacalhau. Os risotos são para mim os pratos mais práticos e saborosos para se fazer quando se quer servir bem amigos e família num jantar rápido e muito apetitoso. Os sabores podem variar de acordo com o gosto dos convidados e a vontade de quem prepara, pois pode ser feito de bacalhau, cogumelos, queijos, e muitas outras opções que variam conforme a criatividade.

Ao meu ver, a graça do risoto está no fato de, além de ser preparado em 30-40min., as pessoas convidadas curtem o aroma nas mais variadas fases do preparo, pois o risoto deve ser preparado sempre na hora de servir, nunca antes , pois o ponto do arroz, como uma massa, é essencial neste prato.

Optei por descrever sobre o risoto de bacalhau, mas o processo é o mesmo para qualquer tipo de risoto. Para isso, é só escolher os ingredientes principais e se fazer os devidos ajustes.  Vale lembrar também que o uso de bons produtos no preparo de qualquer prato garante o sabor especial no final do preparo, então, faça boas escolhas!

Para o preparo do risoto, tenha todos os ingredientes em mãos, prontos para serem utilizados. Pois a finalização do prato é bem rápida.

Materiais
  • Panela alta (garante que o fique o vapor dentro da panela contribuindo para o cozimento)
  • Infusor (para colocar as ervas de Provence no fundo)
  • Concha (para adicionar o caldo no risoto)

Ingredientes:
  • Fundo de legumes
  • Arroz arbório (medida de 100g por pessoa)
  • Bacalhau em lascas salgado (que deverá ser dessalgado no dia anterior, com umas 4 trocas de água)
  • Cebola picada
  • Tomatinhos grape (vermelhos e amarelos)
  • Queijo parmesão ralado (tenho preferencia pelo Faixa Azul)
  • Manteiga  em pedaços
  • Azeite
  • Salsinha bem picada
  • Pimenta do reino moída
  • 1 copo de vinho branco (sauvignon blanc ou chardonnay)

Preparo do Fundo de legumes

Ingredientes:
  • Cebola
  • Alho poró
  • Aipo (também conhecido como salsão)
  • Cenoura
  • Ervas de Provence ou ervas verdes para fazer bouquet garni
  • Tempero de caldo de legumes ou tempero de sal e alho

Modo de fazer:

Antes de se iniciar efetivamente o preparo do risoto, deve-se preparar o fundo de legumes para ser utilizado no cozimento do arroz. Ele é essencial para garantir aroma e sabor delicado ao prato. Para iniciar prepare com as ervas de Provence um bouquet garni, ou seja, coloque as ervas em uma gaze ou em um infusor de chá para que fique fácil coar.  Pique em tamanhos grandes os ingredientes acima descritos, se preferir doure-os levemente com azeite e o caldo de legumes ou sal e alho e adicione água na quantidade que será utilizada no preparo do risoto. Deixe ferver tampado por 10 min. E reserve.

Nota: O sal do risoto será fornecido pelo fundo, portanto, mantenha-o no ponto de sal. Gosto de aproveitar a última água da dessalga do bacalhau para o fundo, assim aproveita o sabor do bacalhau no caldo.

Modo de preparo do risoto.

Adicione azeite e coloque a cebola picada para fritar. Adicione o arroz e, em seguida, adicione primeiramente o vinho, pois o vinho deverá evaporar o álcool e deixar o seu sabor no risoto. Mexa levemente e aguarde o vinho ser absorvido pelo risoto para em seguida adicionar pela primeira vez o fundo de legumes que deverá  cobrir o arroz.

O fogo deve ser mantido de médio a baixo, dependendo da panela que está sendo utilizada. Como sempre utilizo com fundo triplo que conserva bem a temperatura, a mantenho em fogo baixo.

O fundo de legumes será adicionado entre quatro a cinco vezes, devendo ser verificado o cozimento do arroz. Sempre mexa o suficiente no arroz para se ver o ponto e para evitar que grude no fundo da panela. Na quarta adição de caldo, coloque o bacalhau desfiado (dependendo do tamanho do desfiado, adicione-o na terceira adição de caldo) e alguns tomatinhos grape. Na quinta adição de água adicione o restante dos tomatinhos. A adição dos tomates em tempos distintos faz com que uns fiquem mais firmes que outros, e possam explodir na boca dando uma sensação agradável ao comê-los.

Após a água secar na última adição de fundo, adicione rapidamente a manteiga, o queijo parmesão ralado, a pimenta do reino e a salsinha e mexa bem apagando imediatamente o fogo e tampando a panela por 10min. antes de servir. Esse processo garante a finalização do cozimento do arroz e o sabor e aroma.

A manteiga garante o brilho do risoto e o queijo adiciona sabor.

Sirva rapidamente o risoto. Não deixe que esfrie pois assim garante-se a textura e o ponto certo de se servir.

Dica pessoal: Antes de servir no prato, sempre preparo uma "caminha" de fios de azeite, pimenta do reino e queijo parmesão. Isso dá um sabor mais intenso, pois prefiro sempre mais forte. Hummm...

E para o fim de semana, nada melhor que um bom vinho e uma boa comida. Bom apetite!



9 de agosto de 2012

Mais novo parceiro do blog!

Olá pessoal!!!

Agora sim! Apresento o meu mais novo parceiro do cozinha que ajudará a incrementar o blog com informações preciosíssimas!!!!

Logo escreverei sobre mais receitas e informações para se fazer gostosuras!

5 de agosto de 2012

Bifum com carne suína e abacaxi ao molho curry

Bifum com carne suina e abacaxi ao molho curry.

Num dia destes, conversando com minha geladeira sobre o que havia ali que deveria ser rapidamente consumido, tive um devaneio gastronômico muito saboroso.

Dias antes preparei uma costelinha ao forno com tomates grape que ficou muito gostoso e, além do mais, tinha ainda creme de leite fresco que deveria ser consumido rapidamente, pois não o gastei por completo no requeijão e não gosto de jogar comida fora, então, antes que estragasse, pensei em como utilizá-lo. E, confesso... Foi muito bem utilizado!!!

Segue a receita:

Ingredientes:
  • 200g Massa bifum  (A massa bifum é uma massa cuja base é uma farinha de arroz bastante fina cujo sabor é extremamente delicado.)
  • Carne suína em tirinhas (lombo ou costelinha)
  • 2 rodelas de abacaxi picadas
  • 150g e tomatinhos grape
  • 3 colherinhas de curry
  • 200ml Creme de leite
  • Manteiga
  • Salsinha

Como fazer

Coloque a água da massa para ferver. Enquanto isso, pique o abacaxi em cubinhos pequenos, em tiras a carne, lave os tomatinhos grape e pique a salsinha bem pequenininha.

Aqueça uma frigideira e coloque a manteiga para esquentar. Quando ela estiver quente, coloque o abacaxi e deixe-o dourar levemente. Isso acentua o doce do abacaxi e dá um sabor delicioso ao prato. Em seguida acrescente a carne que, no meu caso, já estava cozida e temperada. Caso a carne esteja crua, reserve o abacaxi e em seguida frite a carne.


Deixe dourar e acrescente um pouco de pimenta do reino .
Enquanto isso, na água fervente, adicione a massa. Fique atento, pois o tempo de cozimento do bifum é de dois minutos.  No molho, acrescente os tomatinhos grape para aquecê-los, mas não os deixe desmanchar. Em seguida, acrescente o curry a gosto e por fim o creme de leite fresco e deixe que comece a ferver. Verifique o sal.

Foi interessante notar o quanto a massa absorve o caldo preparado, então, caso queira um pouco mais úmido o preparo, adicione uma quantidade maior de creme de leite para ter bastante caldo.


Escorra a massa e acrescente um pouco de manteiga para que não grude. Cuidado ao revolver o bifum pois  é muito delicado e quebra facilmente. Adicione à massa o molho e a salsinha picada e misture levemente. Por fim... É só saborear! Bom apetite!

1 de agosto de 2012

Patacones Colombianos


Recebi de meus amigos colombianos, Maya e Alejandro, um convite para apreciar os famosos e típicos patacones colombianos que há muito tempo a Maya me dizia. Patacones são basicamente troços de banana da terra fritos, mas feita de um modo muito especial, e pra minha surpresa, foram muuuiiitttooo melhores que eu esperava! Saborosíssimos! Além do mais, eles capricharam nas opções de recheios. Colocaram guacamole, molho de tomate preparado em casa com bastante cebola e queijo mussarela ralado e um suco de morangos para completar o jantar. Hummm... Deliciosos! 

Para falar um pouco de cultura, o patacon é um prato muito típico da Colômbia, Venezuela e outros países da região norte da América do Sul. É feito com a banana da terra bem verde, mas pode também ser feito com a banana da terra mais madura, que confere a ela um sabor mais adocicado.

Agradeço o convite, queridos amigos e dedico esta postagem a vocês dois. Vai aqui a receita:
Patacones colombianos e recheios.
Ingredientes para os patacones:
  • Banana da terra verde;
  • Limão;
  • Gengibre;
  • Alho;
  • Sal.

Para prepará-los, corte em pedaços grandes a banana da terra verde e frite-os em óleo quente. Prepare enquanto isso um tempero de sal, alho, gengibre e limão a gosto. Depois que os pedaços de banana estiverem fritos, amasse-os com algo plano. No caso, o Alejandro utilizou um prato mesmo, assim, a banana se abria e formava como um pão sírio.

Depois de abertos, mergulhe-os no tempero de limão e gengibre preparado e, em seguida, volte os patacones para a frigideira e frite-os novamente até que dourem. Dica: quanto mais fino ficarem os patacones, mais crocantes ficarão, como o detalhe da foto abaixo.

Patacon.

Para servi-los, prepare um molho de tomate bem cremoso com sal e cebola e ervas e/ou guacamole e/ou  queijo, como eles fizeram. Ficou simplesmente divino! E já estou pensando quando será o próximo dia que comerei patacones novamente!