2 de setembro de 2012

Massa à Carbonara

Olá pessoal! Voltei depois de algumas semanas de muitas atividades e correria. Mas, para compensar os dias sem postagens, vou escrever sobre uma delícia gastronômica que sempre faço quando estou sem muita opção na geladeira, e/ou quando estou com muita fome e o tempo que tenho ou quero utilizar para cozinhar é curto: massa à carbonara.

Massa à carbonara
 Algumas vezes quando se vai em restaurante e se pede um prato destes vem seco, ou sem graça, ou com o ovo extremamente cozido que vira uma farofa seca na boca. Então, fiquem atentos aos detalhes para que a massa fique bem  suculenta.

Ingredientes:
  • Massa: prefiro farfalle ou spaghetti nº 5 (100g por pessoa);
  • Bacon;
  • Ovos;
  • Presunto de parma ou copa ou um bom salame;
  • Salsinha.
  • Queijo parmesão (Faixa Azul ou outro de boa qualidade)

Modo de preparo:

Coloque a água da massa para ferver. Não é necessário adicionar sal à massa uma vez que os ingredientes do molho são bastante salgados. Enquanto isso, pique o bacon em pequenas fatias e o presunto de parma e também a salsinha bem pequenina e rale o queijo.

Enquanto a massa cozinha, frite o bacon e em seguida adicione o presunto de parma para dourar. Utilize por volta de 2 a 3 ovos e misture-os bem antes de adicionar à massa. A quantidade de ovos deverá ser determinada de acordo com a quantidade de massa que se deseja fazer, de modo tal que se faça presente visualmente. Como ideia, utilizo 3 ovos em 300g de massa, mais ou menos. Assim que a massa estiver pronta, escorra bem a água e adicione manteiga. Acrescente a massa pronta ao bacon. Adicione os ovos e apague imediatamente o fogo, de modo que o ovo se aqueça e cozinhe apenas com o calor da massa. Não deixe que cozinhe demais para que o prato não fique seco.

Adicione finalmente o queijo parmesão, pimenta do reino a gosto a salsinha e delicie-se!

2 comentários:

  1. Ahhhh eu vou fazer essa massa a carbonara para o meu pai! Ele adora!
    Bárbara, é admirável o seu capricho para descrever as receitas! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maristela!!! Que bom que gostou! Espero poder compartilhar algumas coisinhas com vc! Desfrute!!! :D

      Excluir