17 de setembro de 2012

Legumes cozidos


Assistindo ao programa do Jamie Oliver outro dia, refiz uma receita que ele passou que é muito curiosa por ser rápida e deliciosa, além de bastante saudável! Gostei muito da receita porque fica bastante saborosa com legumes simples. Abaixo registro a receita. Claro que fiz algumas mudanças, como sempre, para adaptar com os ingredientes que eu tinha em casa.

Essa receita é ótima para servir com uma carne. Já havia feito anteriormente com um medalhão de filé mignon e dessa vez foi com um frango assado! Hummm...



Ingredientes:
  • Batatas pirulito inteiras;
  • Cenouras picadas em pedaços grandes;
  • Cebola picada em pedaços grandes;
  • Vagem, que neste dia substituí por ervilhas tortas pois era o que tinha, mas ficou muito bom;
  • Ervas (hortelã e salsinha frescas e ervas secas);
  • Repolho partidos em pedaços grandes;
  • 1/2 limão siciliano;
  • 1 colher de sopa de Manteiga;
  • Azeite;
  • Pimenta-do-reino;
  • Um cubo de caldo de legumes.

Modo de fazer:

Em uma caçarola coloque azeite e frite levemente as cebolas e reserve.
 

Lave bem as batatas e coloque-as na panela com um pouco de água e acrescente em seguida o caldo de legumes.

Deixe as batatas tampadas cozinhando por cinco minutos e acrescente em seguida as cenouras.

Deixe tampado por mais cinco minutos e adicione as ervas. Como tenho aipo (salsão) plantando em casa, coloquei uma folha também para incrementar o sabor.

Deixe tampado por mais cinco minutos. Confira se as batatas já estão próximas do cozimento e, em seguida, adicione o repolho.

Deixe tampado por mais cinco minutos e em seguida acrescente as ervilhas. Se forem ervilhas tortas, como eu fiz, é melhor que deixe-as por menos tempo para não passarem do ponto. Neste caso, e em todas as fazes da receita, sempre confira os legumes para garantir que cozinharam levemente, sem deixar que fiquem mole.

Por fim, quando a ervilha estiver no ponto, escorra tudo em uma peneira grande para sair todo o caldo. Coloque os legumes na travessa  que será servido junto com a cebola e rapidamente adicione uma colher de manteiga, pimenta do reino e sal se for necessário. Em seguida esprema o limão siciliano e o azeite e misture bem. Gosto de completar com umas ervinhas, por isso completei com ervas de Provance.
Por fim, é só servir com uma carne que queira. Simples, rápido, fácil e muito saudável!


Legumes cozidos.

2 comentários:

  1. Muito boa a receita, eu gostei demais porque é muito fácil... mas tenho uma divida, quando voce acrecenta as cebolas de volta??? ao colocar os legumes na travessa???
    Eu gosto muito do seu blog =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kimsan! Fico feliz que vc goste e acompanhe! Muito mesmo! :D Realmente me esqueci de escrever sobre a cebola, mas já atualizei. De qualquer forma ela é adicionada no momento em que se coloca os legumes na travessa para poder misturar. Assim, vc a mantem crocante! bjs e tudo de bom!

      Excluir