26 de julho de 2012

Sorvete de Iogurte com calda de morango


Bom dia a todos!

Agora sim, terminamos a matéria sobre o sorvete! Digo terminamos, porque agora o blog Devaneios Gastronômicos conta com a participação de uma pessoa muito especial e querida, a Dr.ª Alejandra Sepúlveda Milos, da área de clínica médica, que escreverá matérias sobre  alimentação e cuidados com a saúde. A primeira matéria trata do iogurte utilizado para fazer o sorvete, que é o iogurte de Kefir, e pode ser conferido na matéria Os benefícios do Kefir.

Um dia destes, em um de meus devaneios gastronômicos, tive a ideia de preparar sorvete com o iogurte de kefir que faço em casa. Como tenho muitos grãos e a produção é alta, resolvi, então, utilizar o iogurte que tinha separado na geladeira para experimentar novos sabores e criar novas ideias.

Vamos falar então do sorvete e como fazer. A base do sorvete é um creme de iogurte de kefir que será mesclado com calda de morangos. O preparo conta com duas etapas, o processo do iogurte e o preparo da calda. E no final, um delicioso sorvete.

Sorvete de iogurte com calda de morango.
Para se fazer o sorvete, não existem medidas exatas. Isso é definido muito pelo paladar de quem o prepara, principalmente pela variabilidade do produto iogurte em função das condições que foi feito pois, a maior acidez, característica distinta em relação aos iogurtes comprados, deve ser corrigida de acordo com o gosto de cada um.

Preparando a calda de morango:

Para a calda de morango, separe 300g de frutas frescas e lave-as bem (ver Dicas) e deixe escorrer toda água. Coloque-as em uma panela e adicione, para a mesma quantidade em volume de frutas, metade da quantidade de açúcar. Tenho preferencia por pouco açúcar nos meus preparos e além do mais, me encanta o sabor levemente ácido das frutas vermelhas que junto ao creme doce, fica perfeito!

Deixe que o próprio morango solte sua água e não adicione nada de água na calda. Misture até que ferva por 5 a 10 min, de modo que os morangos fiquem inteiros e possam ser surpresas do sorvete.

Caso faça mais calda de morango e queira guardá-la para utilizar depois ou fazer uma geléia, siga as dicas de conservação e vedação de frascos em Dicas.

Preparando o creme de iogurte:

Separa-se, durante uns dias, a quantidade de iogurte que se deseja fazer o sorvete, de preferência prepare-o mais grosso e com menos soro (ver Sobre Kefir). Neste iogurte, misture uma pitada de sal, de modo tal que não fique salgado, pois a intenção do sal é retirar ainda mais o soro que está no leite. Faça, com um pano limpo um coador, ou utilize um coador de café de pano novo e limpo. Despeje todo o iogurte já bem misturado com o sal, no coador e deixe de um dia para o outro.

No dia seguinte, perceberá que o creme terá adquirido uma consistência mais dura e soltado mais soro. Coloque o creme na batedeira com fuê e bata com açúcar fino para aerá-lo bem, como se faz com um chantili. Vá experimentando a medida que adiciona o açúcar para que fique no ponto de doce desejado.

Escolha um pote para colocar o sorvete de tal modo que se mescle o creme e a calda com uns pedaços de morangos ainda inteiros. Deixe na geladeira de um dia para o outro e... Delicie-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário