28 de julho de 2012

Fazendo Requeijão

Este post dedico à minha irmã, Débora, que foi a responsável por me passar o conhecimento deste preparo  delicioso!

As coisas que compramos nos supermercados prontas sempre gera uma curiosidade: como será que se faz isso? Nos dias de hoje que sempre se compra tudo pronto e quase não se fala em fazer, ou melhor, como fazer, é mais divertido ainda quando se descobre! E curiosamente, a receita de requeijão é extremamente simples e fácil de preparar. Vai aí a fórmula mágica!

Ingredientes:

- 1L de leite;
- 7 colheres de sopa de amido de milho;
- 1 colher de sal;
- 250g de manteiga sem sal;
- 300ml de creme de leite fresco ou de lata.


Nota sobre os ingredientes:
Dou preferência sempre para o "leite de vaca" e não o de "caixinha", mas, de qualquer forma, a melhor opção é um leite tipo A. Entretanto, a graça de se fazer um produto está exatamente em poder controlar quanto light, ou não, você quer ou precisa que o seu preparo seja. Então, caso você não possa comer muito sal ou muita gordura, defina a características dos seus ingredientes e manere nas quantidades para manter as mesmas características no seu produto final.

Como fazer:

Mistura-se o amido de milho e o sal no leite frio e leve ao fogo baixo. Mexer bem para que se torne homogênea a mistura, principalmente quando o creme começar a engrossar. Deixar esfiar um pouco antes de levar ao liquidificador para bater por três minutos com a manteiga e em seguida mais três minutos com o creme de leite.

Passando requeijão em minha panqueca! Reparem a consistência.


Dicas:

A opção por manteiga sem sal é para controlar a quantidade de sal do requeijão. Caso opte pelo uso da manteiga com sal, deixe para adicionar o sal após misturar o creme junto à manteiga para que não passe do ponto.

Se preferirem, dividam a receita, porque rende bastante. Fiz metade da receita e me rendeu 750ml de requeijão.

Veja Dicas de conservação dos produtos e vedação de frascos.

2 comentários:

  1. Sensacional!
    Muito bom mesmo!
    Provei e garanto que é melhor do que os requeijões comerciais...
    Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado, Vitor. Tenta fazer depois e me fala o seu resultado. bjs

    ResponderExcluir